Release:
Para contar a história do " Caos Sphere " , você tem que voltar 15 anos no tempo. O ano era 1999 , e o baixista André Lyra foi convidado para participar do " Wisdom War" , uma banda de Heavy Metal tradicional. Pensando em expandir horizontes e influências , a primeira contribuição de André foi a música " Wings of Wisdom", uma canção épica com elementos agressivos, novos para a estrutura musical do grupo. Em 2000 , no entanto , a banda encerrou suas atividades . Mas André não desistiu e acabou de começar um novo projeto, compondo novas músicas. Junto com o guitarrista Antonio Araújo, criou a Chaosphere , uma banda que iria marcar definitivamente a cena metal em Pernambuco, no início do novo século.
Gravado em 2002 , a demo " The Emprire of Lost Souls ", foi responsável por apresentar todo o potencial de Chaosphere , o estilo musical era uma mistura de Heavy / Thrash e Power Metal. A técnica dos músicos e a mistura de estilos dentro do Metal teve grande repercussão.
Abril Pro Rock e Chaosfest
Ao longo do tempo , sendo sempre bem recebido pelo público e também pela crítica, o Chaosphere construiu a sua imagem e consolidou seu nome na cena underground . Em 2005, a banda foi convidada para se apresentar no " Abril Pro Rock" , um dos festivais mais importantes do gênero no Brasil . A banda dividiu cartaz com ninguém menos do que os gigantes do Sepultura.
Na véspera de entrar no estúdio para gravar seu primeiro álbum full lenght, André teve uma ideia. Aproveitando a legião de fãs, idealizou e promoveu o festival" Chaosfest ". O evento, realizado em 2006, reuniu várias bandas emergentes na cena local e foi muito bem sucedido.
O inferno são os outros " Hell is Here "
Gravado entre setembro e outubro de 2006, " Hell is Here " foi produzido por Heros Trench, guitarrista do " Korzus ", produtor respeitado na cena do Metal nacional . O álbum , no entanto, nunca chegou a ser lançado oficialmente . A banda se dissolveu em 2007. Logo depois, Antonio foi convidado para integrar o " Korzus " e mudou-se para São Paulo. Em 2008 , o álbum estava disponível para download. Os fãs puderam ouvir um dos melhores registros feitos por um grupo de Pernambuco.
Chaosphere - O Retorno
Em 2012, em um tributo ao Metallica, o Chaosphere despertou de seu sono profundo. André , que já havia experimentado a cantar no projeto " Evilgeist " , tornou-se James Hetfield apenas por uma noite, assumindo vocal e guitarra. Ao lado de Lucas Reis ( guitarra), Leo Cabral (baixo) e Arthur Lira (bateria), André viu a oportunidade de dar vida novamente para a banda. Em 21 de dezembro , quando o mundo deveria ter acabado , a banda ressurgiu na segunda edição do Chaosfest . Com esta formação , a banda voltou novamente aos palcos no festival "Carmetal", em 2013.
Caos e os Contos de terror
No final de 2013 , a banda voltou ao estúdio para gravar o "Horror Tales" . O álbum foi produzido por Andre Lyra, co- produzido , engenharia, mixagem e masterização por Nenel Lucena no Mr. Prog Studio. Gravado com recursos independentes, os "Contos de Horror" conta com participações de Antonio Araújo ( Korzus ) e Nenel Lucena tocando os solos de guitarra e João Nogueira (Giant Stone) tocando teclado. A arte da capa foi ilustrada pelo excepcional artista, Ewerton Heráclio .
Em 2014 , o Chaosphere mudou de nome para Caos Sphere, misturando palavras em inglês e português e o vindouro álbum "Horror Tales" foi lançado mundialmente no dia 31/04, disponibilizado para download inicialmente no itunes e no Onerpm (links abaixos) . Agora é a hora!
Banda: Caos Sphere
Gênero: Heavy/Trash Metal
Origem:Recife - Pernambuco
Active Since: 1999-2012 (as Chaosphere), 2012-present
Lyrical Themes: Horror,Caos
Current Label: Independent
Current Line up:
André Lyra (vocal/guitarra)
Adilson Arcoverde (guitarra)
Cleison Johaan (baixo)
Bernard Muller Jr (bateria)
Discografia:
Horror Tales [EP] (2014)