Release:
O Soturnus foi fundado em janeiro de 2000 por Rafael Basso (V/G), Aline Basso (V), Guilherme Augusto (B) e Eduardo Vieira (D).
Em fevereiro de 2001 a primeira demo – Poems of Love... Poems of Pain... – foi lançada e juntam-se a banda Felipe Grisi (G) e Jaime Neto (K). A demo, com quatro músicas, foi divulgada em todo o Brasil com excelente repercussão e com boas resenhas em sites e revistas, sendo destaque da edição na Rock Brigade e Roadie Crew. Também foram feitos inúmeros shows em várias capitais nordestinas e cidades do interior, incluindo a participação em alguns festivais, com destaque para as edições de 2002 e 2003 do Forcaos, em Fortaleza-CE.
Após mudanças de formação e algum tempo de inatividade devido ao envolvimento dos membros em outros projetos, a banda lança em fevereiro de 2006 a segunda demo – Solitude – com duas músicas. Alguns shows de divulgação foram feitos, com destaque para a abertura do show do Viper em Natal-RN.
Em Abril de 2006, os membros originais Rafael Basso, Guilherme Augusto e Eduardo Vieira se concentram na composição de várias músicas novas e a adaptação de algumas já existentes para compor o primeiro CD full lenght da banda.
Para completar a formação da banda, em Setembro de 2006 entra o guitarrista Andrei Targino e em Novembro do mesmo ano a gravação do CD When Flesh Becomes Spirit é iniciada.
Produzido por Marcello Pompeu (Korzus), mixado por Heros Trech (Korzus) em São Paulo no Mr. Som Estúdio e tendo toda a parte visual elaborada pelo renomado artista Gustavo Sazes o disco é lançado em Dezembro de 2007.
O álbum apresenta uma identidade musical bem interessante, com acréscimo de elementos oriundos do death metal ao som doom /gótico praticado anteriormente pela banda. As letras falam sobre as dores e paixões humanas e na música Pain and Pleasure, o refrão é em português e foi baseado em versos do poeta Augusto dos Anjos.
Obtendo boa aceitação do publico e veículos especializados, com ótimas notas e resenhas positivas nas mais importantes revistas e sites especializados, tendo inclusive aparecido na seção UP Coming da Revista Rock Brigade, sendo apontada com uma das revelações do Death/Doom Metal nacional, o Soturnus passa o ano de 2008 divulgando seu debut. Fez importantes shows, como a abertura dos shows do Malefactor-BA em Natal-RN e João Pessoa-PB, a abertura para o Torture Squad-SP em João Pessoa-PB, participação no renomado festival ForCaos em Fortaleza-CE, abrindo para a banda Khallice-DF, e tocou em varias outras cidades do Nordeste.
No final de 2008, Rafael Basso deixa a banda e o Soturnus, mais uma vez, se reorganiza para dar continuidade ao seu trabalho. Marcos Meireles (vocal) e Eduardo Borsero (guitarra) substituem Rafael para continuar a divulgação do album “When Flesh Becomes Spirit”.
Posteriormente, no final de 2009, por motivos de cunho pessoal, o então vocalista e frontman Marcos Meireles decide deixar a banda. Rodrigo Barbosa junta-se à banda ocupando o posto de vocalista, e trás consigo uma nova atmosfera vocal, mais sombria, adicionando uma musicalidade mais doom ao clássico death/gothic metal da banda.
Banda: Soturnus
Gênero:Death/Gothic/Doom Metal
Origem: João Pessoa - Paraíba
Active Since: 2000
Lyrical Themes: Love, Pain, Dreams, Death
Line up:
Rodrigo Barbosa - Vocals
Andrei Targino - Guitar
Eduardo Borsero - Guitar
Guilherme Cavalcanti - Bass
Eduardo Vieira - Drums
Past Members:
Past Members:
Márcio Quirino: Guitars
See also: Rest in Disgrace, ex-Dissidium
Jaime Neto: Keyboards
See also: ex-Nephele, ex-Stargazer
Jorj Monte: Keyboards
See also: ex-Tenebris
Aline Basso: Vocals (2000-2006)
Rafael Basso: Vocals/Guitars (2000-2008)
See also: Unlit Face, ex-Obskure, ex-Rest in Disgrace, ex-Hadom, ex-Hate Liberation
Felipe Grisi: Guitars (2001-?)
See also: ex-Wooden Bridge, ex-Nephele
Marcos Meireles: Vocals (2008-2009)
See also: Metacrose, ex-Egregora, ex-Roadies
Discografia:
Poems of Love...Poems of Pain... Demo (2001)
Solitude: Demo (2005)
When Flesh Becomes Spirit: Full-length (2007)
Of Everything That Hurts: Full-length (2013)