terça-feira, 12 de novembro de 2013

BaianaSystem

Corporation Northeast





Release:

BaianaSystem é um dos principais nomes de um movimento independente que busca resignificar a sonoridade da música urbana produzida na Bahia. Sob a influência dos sound systems o grupo se apropria do conceito de sistema como forma de amplificar não só o som, mas principalmente a essência das tradições populares. Esse sistema se manifesta no palco ou nas ruas, em casas de show, trios elétricos ou carros de som ambulantes, disseminando a música do Brasil ao Japão, sem fronteiras. 


A sonoridade do grupo é fundamentada na guitarra baiana - instrumento elétrico de cordas criado na Bahia nos anos 40 - e na força da base percussiva característica de ritmos afro-latinos como frevo, pagode, samba-reggae, afoxé, kuduro, merengue, entre outros. Formam a banda os músicos Roberto Barreto (guitarra baiana), Russo Passapusso (voz) e SecoBass (baixo), mas por se tratar de um sistema, BaianaSystem vem ao longo de sua trajetória contando com a colaboração de diversos músicos, produtores e artistas. 


Corporation Northeast


Nos materiais gráficos, fotos e cenografia das apresentações o BaianaSystem, explora grafismos como forma de reverenciar manifestações populares da Bahia, como o Carnaval e as demais festas de largo, aclimatando o ouvinte em um universo onde som e imagem dialogam de forma harmônica e particular. Para personificar esse universo, o Baiana tem como emblema uma máscara, figura que conecta o público e torna-o parte integrante do sistema. 

Desde o lançamento de seu primeiro álbum homônimo em 2010 e do EP Pirata (2013), que traz o hit “Terapia”, o BaianaSystem já se apresentou no New Orleans Jazz Festival, nos Estados Unidos; Global Fest em New York, no festival Fujirock no Japão, além de passagens pela Rússia, Dinamarca, China e França. No Brasil participou de festivais como o Brasil Rural Contemporâneo, em Brasília; o REC Beat em Pernambuco, fes três apresentações na Virada Cultural em São Paulo, além de passagens por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e principalmente Salvador, incluindo o carnaval de rua. No carnaval 2014, a banda atraiu mais de 8.000 pessoas em sua primeira aparição no circuito carnavalesco.





Banda: BaianaSystem
Gênero: Pagode, Samba - Reggae, Afoxé, Kuduro, Merengue, Música eletrônica,entre outros..
Origem: Salvador - Ba


Active Since: 2007


Line-up:


Russo Passapusso - Voz
Robertinho Barreto - Guitarra Baiana
João Meirelles - DJ
Marcelo Seco - Baixista e Produtor
Wilton Batata - Percussão


Discografia:


BaianaSystem (2010)
Pirata [EP] (2013)




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hail banger! a Corporation Northeast agradece a sua opnião!

Volte Sempre \m/

- Bruno Cruz - Administrador.

#CorporationNortheast #NortheastMetalhead

Posted by Corporation Northeast on Domingo, 14 de junio de 2015

Creative Commons

Licença Creative Commons
A Corporation Northeast de Bruno Cruz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://corportionnortheast.blogspot.com.br/.